Bolsas

From Wikimania 2014 • London, United Kingdom
This page is a translated version of the page Scholarships and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

Candidaturas a Bolsas estão agora fechadas. Todos os candidatos foram informados das decisões finais em 01 de maio de 2014. Obrigado por todas as grandes aplicações! Por favor, deixe um feedback aqui.

Programa de bolsas para a Wikimania 2014

Wikimania 2014, a 10ª conferência anual internacional do movimento Wikimedia, será realizada entre os dias 6 e 10 de agosto de 2014. O local do evento é dentro do Barbican Centre, em Londres. A Fundação Wikimedia está oferecendo um número limitado de bolsas de assistência de custo aos candidatos selecionados para comparecer à Wikimania.

Datas importantes

O cronograma previsto para o programa de bolsas é o seguinte:

  • Candidaturas a bolsas abertas: Quarta-feira 08 de Janeiro de 2014
  • Data limite para solicitar bolsas: Segunda-feira 17 de Fevereiro de 2014 23:59 UTC
  • Comissão de Bolsas examina os pedidos: Fevereiro – Abril de 2014
  • Candidatos são notificados sobre as decisões da fase um: 11 de Março de 2014
  • Candidatos são notificados sobre as decisões finais: final de Abril de 2014

Objetivos do programa

  • Fazer da Wikimania 2014 uma conferência internacional bem sucedida e produtiva
  • Apoiar os projetos Wikimania encorajando a participação das pessoas
  • Enriquecer a conferência com a presença de um grupo diverso de participantes no movimento Wikimedia

Tipos de bolsas

As bolsas fornecidas pela Fundação Wikimedia cobrirão as seguintes despesas:

  • Viagem de ida e volta
  • Acomodação dividida com outro candidato
  • Taxas de incrição da conferência

Bolsas parciais não estão mais disponíveis pela Fundação Wikimedia. Por favor consulte o FAQ para mais informações sobre quais custos serão cobertos pelas bolsas e quais custos terão de ser arcados pelo próprio candidato.

Elegibilidade para candidatar-se

Qualquer contribuidor ativo em algum projeto Wikimedia, ou um voluntário Wikimedia em qualquer outra capacidade, de qualquer país, é considerado elegível. Participantes de outras iniciativas colaborativas e educacionais; de livre conhecimento e software, também são bem-vindos. Consulte o FAQ para mais informações sobre critérios de participação.

Processo de seleção

Todas as incrições para bolsas da Fundação Wikimedia serão avaliadas pela Comissão de Bolsas. O número de candidatos que irão receber as bolsas será alocado entre as diferentes regiões do mundo, da seguinte maneira:

Distribuição regional
Ásia Pacífico 30%
Leste da Europa e Ásia Central 10%
Norte/Oeste/Sul da Europa 10%
Norte da África e Oeste da Ásia 10%
África subsaariana 10%
Norte da América 10%
Central e Sul da América 20%

O Comitê de Bolsas reserva-se no direito de cometer desvios em relação às referências acima, caso falte candidatos qualificados. Uma lista dos países separados por região está disponível no /Regiões.

Enquanto as candidaturas são categorizadas por região durante o processo de revisão, um processo de avaliação padronizado será aplicado a todos os candidatos, independentemente da origem. Este processo envolve três fases de avaliação:

  • Fase 1: Todos os pedidos serão analisados por três ou mais revisores, com cada independente dando uma pontuação de zero (falha) ou um (passe) em uma base por aplicativo usando o critérios de seleção da fase um. Todas as aplicações que são passadas por três ou mais revisores vão passar a primeira fase; aplicativos que são passados por revisores dois ou menos falharão a primeira fase e não devem ser dada consideração adicional na fase dois. Todos os candidatos serão notificados por e-mail sobre se seu aplicativo passou ou falhou uma vez concluída esta fase de revisão.
  • Fase 2: todos os aplicativos restantes serão analisados mais detalhadamente por um mínimo de três revisores cada. Cada revisor independente irá rever e marcar o aplicativo contra os critérios de seleção da fase dois, a fim de dar a cada aplicação uma pontuação total.
  • Fase 3: o Comitê de Bolsas, em estreita colaboração com a Fundação Wikimedia, irá determinar o orçamento total disponível e como esta será distribuída para cada região, com as estimativas feitas em quanto dinheiro um destinatário específico exigirá (por exemplo, alguém atendente da Wikimania 2014 da África do Sul vai exigir mais recursos do que alguém presente, da França). As candidaturas serão classificadas usando pontuações da fase dois em região por região; aqueles que receberem as maiores pontuações em cada região, por padrão, serão os beneficiários das bolsas. Em caso de resultados idênticos ou muito semelhantes entre os candidatos, aqueles que não anteriormente receberam uma bolsa serão favorecidos sobre aqueles que receberam, e aqueles que receberam uma bolsa há muitos anos serão favorecidos sobre aqueles que receberam nos últimos anos. Mais ajustes entre candidaturas de pontuação alta também podem ser feitas para garantir uma distribuição justa entre os países em cada região.

Após a conclusão da fase 3, uma decisão será emitida por e-mail a todos os candidatos restantes quanto à sua aplicação ter sido bem sucedida ou se foi recusada. Aqueles com aplicações bem sucedidas são dadas a oportunidade de confirmar a sua participação na Wikimania 2014 e a sua aceitação da bolsa premiada. Um pequeno número de candidatos será colocado na lista de espera; esses candidatos podem ser adjudicados a uma bolsa em uma data posterior, dependendo da taxa de aceitação de candidatos aprovados, e se a utilização dos recursos pelos bolsistas for como estimada.

Critérios de seleção

Fase 1

Aplicações não passarão da primeira fase do processo de revisão se qualquer um dos seguintes critérios de falha se aplicar:

  1. A aplicação consiste total ou em sua maior parte de conteúdo que é off-topic ou abusivo.
  2. O requerente não tenha feito um esforço razoável para responder as perguntas no formulário de candidatura.
  3. O requerente não conseguiu demonstrar contribuições ou atividades significativas que podem merecer a concessão de uma bolsa.
  4. O requerente não conseguiu fornecer evidências, como parte da aplicação em si ou em outro lugar, de conhecimento da língua inglesa que estejam em um nível que permita a sua participação na Wikimania, uma conferência que é conduzida principalmente em inglês.

Aplicações que não entrem nos critérios de falha são analisadas minuciosamente na fase dois.

Fase 2

Critérios de seleção para a fase 2
Atividade dentro dos projetos Wikimedia, organizações ou iniciativas afiliadas (50%)
Atividade em outras iniciativas colaborativas, educacionais, de conhecimento livre ou software livre (20%)
Interesse na Wikimania e no movimento Wikimedia (30%)

Durante a segunda fase, os candidatos serão avaliados de acordo com as três dimensões listadas abaixo, com cada candidato a ser premiado com uma pontuação em uma escala de zero a dez para cada critério. Enquanto as descrições são fornecidas apenas para as pontuações pares, dezenas ímpares também pode ser concedidas quando um candidato é julgado a cair entre duas descrições. Estes resultados são, então, a média ponderada e dada a pontuação total do candidato.

Atividade dentro dos projetos Wikimedia, organizações ou iniciativas afiliadas (50% da pontuação total)

Atividade dentro dos projetos Wikimedia, organizações afiliadas como capítulos ou iniciativas indica que um candidato irá adicionar valor à Wikimania através das experiências e conhecimentos adquiridos pela contribuição. Exemplos de atividades online incluem escrever artigos, carregar imagens e lidar com vandalismo. Exemplos de atividades offline incluem participar em eventos GLAM, envolvimento no Programa Embaixador no Campus e participar de encontros. Candidatos são incentivados a escrever sobre suas experiências online e offline nas candidaturas.

0 = Não participante, nenhum envolvimento em projetos Wikimedia, organizações ou iniciativas afiliadas.
2 = Participante em nível bem baixo, com envolvimento bem ocasional; nenhum impacto notável em projetos Wikimedia, organizações ou iniciativas afiliadas.
4 = Participante em nível baixo, com envolvimento ocasional; impacto pequeno e restrito nos projetos Wikimedia, organizações e iniciativas afiliadas.
6 = Participante em nível médio, com envolvimento contínuo; impacto moderado nos projetos Wikimedia, organizações e iniciativas afiliadas.
8 = Participante em nível alto, com dedicação; impacto alto e diversificado nos projetos Wikimedia, organizações e iniciativas afiliadas.
10 = Participante em nível muito alto, com dedicação excepcional; impacto muito alto e muito diversificado nos projetos Wikimedia, organizações e iniciativas afiliadas.

Atividade em outras iniciativas colaborativas, educacionais, de conhecimento livre ou software livre (20% da pontuação total)

Atividade em outras iniciativas colaborativas, educacionais, de conhecimento livre ou software livre fora do movimento Wikimedia indica que um candidato irá adicionar valor para a Wikimania ao trazer novas e relevantes experiências, conhecimento e inovações para a conferência. Iniciativas relevantes são aquelas que ou têm um valor educacional geral ou são relevantes para o movimento de cultura livre, ou ambos. Exemplos incluem ICT4D, Moodle, OpenStreetMap, Projeto Gutenberg e a organização Creative Commons. O projeto não precisa seguir ou apoiar a definição de conteúdo livre da Fundação Wikimedia para ser considerado relevante. Os candidatos são incentivados a escrever sobre suas experiências online e offline em iniciativas relevantes, e explicar como a participação do candidato na Wikimania pode trazer benefícios ou para as iniciativas ou para o movimento Wikimedia, ou ambos.

0 = Não participante, sem envolvimento em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre ou software livre.
2 = Participante em nível bem baixo, com envolvimento bem ocasional; nenhum impacto notável em iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre ou software livre.
4 = Participante em nível baixo, com envolvimento ocasional; impacto pequeno e restrito em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre ou software livre.
6 = Participante em nível médio, com envolvimento contínuo; impacto geral moderado em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre ou software livre.
8 = Participante em nível alto, com dedicação; impacto geral alto e diversificado em iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre ou software livre.
10 = Participante em nível muito alto, com dedicação excepcional; impacto geral muito alto e muito diversificado em outras iniciativas educacionais, colaborativas, de conhecimento livre ou software livre.

Interesse na Wikimania e no movimento Wikimedia (30% da pontuação total)

Interesse na Wikimania e no movimento Wikimedia indica que o candidato será capaz de fazer uma contribuição significativa para a Wikimania e aproveitar ao máximo qualquer bolsa concedida a ele. Os candidatos são incentivados a escreverem sobre por que a Wikimania é de interesse deles, como pretendem participar na conferência (incluindo quaisquer envios de apresentação), e o que esperam levar de tudo isso – seja em um nível pessoal ou para benefício do movimento Wikimedia e de cultura livre. Deve notar-se que as respostas serão criticamente analisadas durante o processo de revisão – alegações modestas e realistas ganharão mais crédito do que aquelas irrealistas ou claramente exageradas.

0 = Nenhum interesse demonstrado pelo movimento Wikimedia; nenhuma explicação relevante sobre por que o candidato está interessado em participar da Wikimania.
2 = Nenhum interesse claro pelo movimento Wikimedia; explicações genéricas ou não aprofundadas sobre por que o candidato está interessado em participar da Wikimania.
4 = Limitado interesse pelo movimento Wikimedia; explicações vagas ou pouco realistas sobre por que o candidato está interessado em participar da Wikimania.
6 = Moderado interesse pelo movimento Wikimedia; algumas explicações aprofundadas e razoavelmente realistas sobre por que o candidato está interessado em participar da Wikimania.
8 = Forte interesse pelo movimento Wikimedia; muitas explicações aprofundadas e realistas sobre por que o candidato está interessado em participar da Wikimania.
10 = Interesse muito forte pelo movimento Wikimedia; muitas explicações excepcionalmente bem desenvolvidas e muito realistas sobre por que o candidato está interessado em participar da Wikimania.

Perguntas

Para mais informações sobre o Programa de Bolsas para o Wikimania 2014, favor visitar a página de perguntas mais frequentes (FAQ).

Candidatar-se

Para candidatar-se a uma bolsa para ajudar a cobrir as despesas na Wikimania 2014 em Londres, favor enviar um formulário de solicitação completo até as 23:59 UTC de 17 de Fevereiro de 2014. É altamente recomendado que os candidatos revisem todo o material nesta página e no FAQ antes de enviar uma solicitação.

Conheça bolsistas anteriores

Nós temos candidatos de todo o mundo. Conheça alguns aqui, aprenda sobre suas experiências, e conte-nos como você se identifica com os candidatos anteriores.


Poongothai Balasubramanian

I taught math for 33 years. My students kept me feeling young, and reminded me how much I love my country.

When I retired, my son was worried I would get rusty. So he introduced me to Wikipedia. He explained that anyone can contribute, and showed me how.

Since then, I've created articles on quadratic functions, probability, charts, graphs and more. I've made 7,000 edits in all.

I write in Tamil: my favorite language and my mother tongue, spoken by 85 million people across the world. I've also uploaded more than 6,000 audio files to Wiktionary, demonstrating proper pronunciations for common Tamil words. Now, more people can share in this beautiful language.

As a teacher and a mother, I was always busy. But now that I'm retired and my children are grown, my time is my own — all 24 hours of it! And I spend every day on Wikipedia.

I'm a volunteer. No one pays me. But helping edit Wikipedia has become my life's work. Even though I'm not in the classroom, I'm still doing what I care about most: helping a new generation of students learn, in the language I love.


Ravan Jaafar Altaie

Today, there is a gap between the developing world and the developed world. It's not about money, and it's not about power. It's about knowledge.

If you follow the news, you probably remember reading about the Arab Spring. For young people like me and my friends, it was the beginning of a new era. As momentous events happened, we were obsessed with the news, following up second by second. We were checking our phones, Facebook, Twitter.

And I was writing on Wikipedia. I love Wikipedia because it's impartial; it's the best source for up-to-date information from a neutral point of view. I looked at CNN, Al Jazeera and the BBC, searching for the most reliable sources. Then I added updates in real time.

It's incredible. Everyone could know what was happening, as it happened. We could share the truth with people across the world.

We want a world that is more open, more educated, and more free. We want a world where knowledge is available to anyone that seeks it.

It's time for us to change our world. Will you help?


Dumisani Ndubane

My wife and I have a friendly competition. You see, my wife speaks Zulu, I speak Xitsonga, and our children are going to have a tough time choosing which language to use.

As you can imagine, each of us hopes our children will choose our own language. But I have a secret weapon: Wikipedia.

I believe a language should be able to break the cyber barrier. If it's not on the internet, it's a dying language. By contributing to Xitsonga Wikipedia, I help keep my language alive.

In the 1900s, a Swiss missionary began cataloging the culture and artifacts of the Xitsonga-speaking people. His two-volume book is now in the public domain. I am translating this text into Xitsonga, supplemented with my own knowledge.

Every language is part of the human feeling. All the languages that have ever been in the world, they define us as humans. When a language dies, it takes something with it.

Whether my children choose my language or my wife’s language, the important thing is that they have the choice. And as long as we keep our languages alive through Wikipedia, they will.

Bolsas de afiliados

A Fundação Wikimedia não é a única organização oferecendo bolsas para a Wikimania 2014; algumas organizações afiliadas à Wikimedia, como capítulos e organizações temáticas, também estão oferecendo suas próprias bolsas.

Os seguintes afiliados irão coletar candidaturas a bolsas enviadas para bolsas da Fundação Wikimedia - não haverá necessidade dos candidatos enviarem uma candidatura separada para o afiliado.

  • Wikimedia Alemanha: 47 bolsas (de €700)
  • Wikimedia Áustria: 8 bolsas
  • Wikimedia CH: 10 bolsas (para editores de projetos de língua francesa, alemã, italiana ou romanche em cujo país não exista Capítulo Wikimedia financiado pelo FDC)
  • Wikimedia India: 2 scholarships for Indian residents
  • Wikimédia Magyarország: up to 10 full scholarships for Hungarians/foreign Wikip/m/edians residing in Hungary

Os seguintes afiliados irão oferecer bolsas mas não usarão as candidaturas a bolsas da Fundação Wikimedia. Wikimedistas interessados em receber bolsas deles devem solicitar diretamente com o afiliado.

  • Wikimedia UK

Wikimedia NL

  • Wikimedia FR
  • Wikimedia Amical: 10 bolsas, 350€ cada (informações)
  • Wikimedia Italia: 8 scholarships, 600€ each (info)